quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Você Sabe Mesmo Dirigir?

Você acredita que um ótimo motorista? que sabe tudo de dirigir? então eu acho melhor pensar melhor, e responder depois de ver o vídeo abaixo:

domingo, 26 de dezembro de 2010

Clipe de Sábado #02 - A Velha a Fiar

Pois é, houve um atraso no clipe de sábado e ele acabou saindo hoje, domingo. Mas nem precisa dizer porque né? 
Mas vamos ao clipe
O clipe de hoje não tem a ver com o natal, mas com a sequência histórica do clipe no Brasil. Ele é considerado  por muitos críticos o primeiro videoclipe do Brasil, é de 1960 ( em uma das fontes 1964) e dirigido por Humberto Mauro, o nome do clipe é "A Velha a Fiar" , com música de mesmo nome interpretada pelo Trio Irakitan. A canção do clipe, era muito popular na época e mostra que, sempre um animal ou ser está fazendo mal a outro. o vídeo trás uma sequência de imagens e fotos para ilustrar a canção. E só uma curiosidade, como Humberto Mauro não conseguiu uma mulher para interpretar a velha, ele improvisou usando o seu amigo Mateus Colaço para o papel.
Mas que tanto "primeiro clipe" é esse?
É o seguinte, "A velha a fiar" é um curta-metragem, com a exposição de uma música, bem próximo do que faziam cantores como Elvis Presley, Roberto Carlos e outros da mesma época, que faziam a divulgação de suas músicas em filmes, como por exemplo "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" de 1968. Já o clipe anterior  é tido como o primeiro clipe do Brasil, por seu formato, que foi modelo para os outros que viriam a seguir.

Então vamos ao clipe! 

A Velha A Fiar, 1960 (1964), interpretado por Trio Irakitan, dirigido por Humberto Mauro.




Quer saber um pouco mais sobre videoclipe? então visite nossa primeira postagem sobre o tema.

Fontes Pesquisadas:
Youtube; acesso em 26/12/2010
Wikipédia; acesso em 26/12/210
Porta Curtas, acesso 26/12/2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal 2010

Eu, Alexandre Joventino, quero desejar a todos os visitantes, seguidores, leitores e amigos do Blog A Casa de Taipa e aos meus amigos pessoais um ótimo Natal e um ano Novo cheio de realizações e conquistas.
Que o nascimento de Jesus Cristo, verdadeiro sentido do natal, seja também um momento de renascimento de cada um de nós, renascimento no amor, na fé, na caridade, no perdão e na humildade para que assim possamos ser felizes e fazer feliz as pessoas que nos rodeiam.
Feliz Natal.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

Aqui no Blog já falamos sobre segurança no trabalho e sobre a importância do cumprimento das normas de segurança, então, seguindo essa sequência vamos falar um pouco sobre uma coisa importantíssima no nosso trabalho: a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
No Brasil, em 2009, segundo o Ministério da Previdência Social foram cerca de 723.000 acidentes relacionados com o trabalho, seja ele no percurso, no desenvolver da tarefa ou doença ocupacional. No campo, por exemplo, estima-se que morrem  aproximadamente 5.000 trabalhadores/ano, vítimas de agrotóxicos, sendo que grande parte dessas mortes poderiam ser evitadas se houvesse o uso efetivo de equipamentos de proteção individual - E.P.I. (luvas, máscara, óculos de proteção, avental, outras vestimentas de proteção, botas e chapéu) por parte dos agricultores que manuseiam o produto.
Muitos reclamam que incomoda, que machuca, que  atrapalha o serviço, que não precisava, que a vida inteira eu fiz isso sem precisar desse tal de EPI. Mas a verdade é que eles, dependendo da tarefa, são essenciais para a realização do serviço com segurança, imaginem, por exemplo, combater um vazamento de amônia sem estar utilizando uma máscara para proteger as vias respiratórias contra os males causados por esse gás? Ou trabalhar em uma câmara frigorífica sem roupas especiais para o frio?

Vejamos um pouco mais sobre esse assunto.


Fontes pesquisadas: 
Higiene Ocupacional, acesso em 21/12/2010.
Wikipedia, acesso em 21/12/2010.
Previdência Social, acesso em 22/12/2010.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Clipe de Sábado #01 - Gita - Raul Seixas

Olá!!!
Estou inaugurando aqui no blog mais uma atração para os visitantes: O Clipe de Sábado. Isso mesmo, vou tentar, todo os sábados postar um videoclipe para a galera, e sempre que possível tentar contar um pouco da história do artista, ou do clipe, ou da música, ou sei lá! Afinal, quem me conhece sabe que gosto de contar histórias. Mas vamos ao clipe de hoje.
O clipe de hoje vai ser de Luiz Gonzaga. Brincadeirinha!!!! ele até merece, afinal eu sou gonzaguiano. Mas nesse caso terei de pedir licença a Gonzaga, para falar de outro nordestino, que também teve uma contribuição muito significativa para a música brasileira, o baiano, Raul Santos Seixas, o nosso querido e estimado Raulzito.

Sobre videoclipe: 
Por definição, videoclipe é um filme curto com suporte eletrônico, seja analógico ou digital. O filme considerado o primeiro videoclipe é "A Hard Day's Night" dos Beatles, de 1964, mas só um detalhe: ele tem 88 minutos de duração. No Brasil o filme considerado o primeiro videoclipe é "A Velha A Fiar" do Trio Irakitan, dirigido por Humberto Mauro em 1964.

Mas, e Raul? 
Pois bem, até a década de 70 o que se tinha no Brasil eram filmes musicais em que os artistas como Roberto Carlos, por exemplo, divulgavam suas músicas. Mas em 1974 o cenógrafo Cyro Del Nero convidou Raul para participar de um quadro de números musicais do programa jornalístico Fantástico, da Rede Globo. Só que essa apresentação, devido aos recursos e inovações utilizados, foi transformada no primeiro videoclipe brasileiro e serviu de modelo para todos os outros musicais apresentados por aquele programa, e também como a nova forma de se divulgar os trabalhos musicais.
O clipe é permeado por diversas obras de arte. Raul e Del Nero fizeram uma brincadeira, chegando a interagir com algumas obras. Os trabalhos de Nyro se destacaram justamente por explorar em suas criações obras de arte de artistas como Miró, Dali, Matisse e outros, inclusive, uma das primeiras imagens mostradas no clipe é a capa do livro Estranha Realidade, de Carlos Castaneda.
É claro que existe controvérsia, em 1975, Nilton Travesso, dirigiu o clipe América do Sul, de Ney Matogrosso, também para o fantástico, porém sem dublagem e sem ser gravado em estúdio, por isso ele reclama o título de primeiro viceoclipe do Brasil.

Agora deixemos de "pra quê isso?" e vamos ao clipe:

Gita. Raul Seixas e Paulo Coelho, 1974, albúm Gita.

Fontes Pesquisadas:
O Grito Notícias, acesso em 18/12/2010;
Globo.com,  acesso em 18/12/2010.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Luiz Gonzaga 98 Anos.

Hoje é um dia de muito de baião e muito forró aqui em Pernambuco, é que foi num dia como esse que em 1912 nasceu o grande Luiz Gonzaga, que para mim foi o maior artista popular que já existiu. Gonzaga, o rei do baião, foi um artista simples, que soube levar ao mundo todos os sofrimentos e alegrias vividos pelo povo do sertão, de um jeito que podia ser entendido por qualquer pessoa, até quem nunca foi no sertão.
Voz forte, "palavriado" sertanejo e sotaque presente mesmo depois de tanto tempo fora do sertão , foi assim que ele conseguiu marcar o seu lugar no cenário musical do Brasil, e mesmo depois de 21 anos de sua morte Luiz Lua Gonzaga, continua vivo na lembrança de todos e serve de referência quando o assunto é cultura sertaneja e baião, aqui tem uma outra postagem para quem quiser saber um pouco mais sobre Luiz Gonzaga.
Para comemorar hoje vai ter festa no pátio Asa Branca em Exu, cidade onde ele nasceu. Infelizmente eu nunca tive condições de ir até lá pra conhecer a terra de Luiz, mas faço planos de um dia ir, quem sabe no ano que vem, ou até mesmo no centenário do Rei?
E para matar a saudade nada melhor que um bom vídeo do desenvolvimentista, pai, criador e Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento.
Hoje vou postar um vídeo de Luiz, mas vou substituí-lo em breve, por um vídeo que mostra uma apresentação de Luiz, em maio de 1984, num espetáculo realizado e gravado para uma emissora de televisão. A música mostrada é Asa Branca, de 1947, uma composição de Gonzaga e Humberto Teixeira, escolhi essa música porque para mim ela poderia ser a primeira parte do hino do sertão, a segunda parte do hino seria o "Retorno da Asa Branca".

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Grande Nocaute.

Você gosta de luta livre? Adora ver os marmanjos lá trocando socos e chutes? e os nocautes, é o máximo hein?? Mas uma coisa eu garanto que você nunca viu: um lutador nocautear a si próprio!
É parece até que não existe, mas confira aí:


Apesar de ter o nome do site Bola nas Costas no vídeo, eu vi primeiro no youtube.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mitos da Refrigeração.

Essa postagem eu já havia publicado, mas dei uma repaginada nela e resolvi publicá-la novamente. Ela fala sobre alguns mitos (mentiras e verdades) que cercam a refrigeração. São coisas pequenas mas que, em alguns casos, influenciam bastante no funcionamento dos aparelhos e na sua conta de energia elétrica.
E o que eu fiz diferente?
É que no antigo post eu tinha preparado o material e disponibilizado para download, só que com o passar do tempo eu vi um formato melhor, mais didático, que está logo abaixo, sem precisar de baixar nada! O material está com uma linguagem bem simples, pois é voltado pra quem não conhece muito do assunto. Espero que gostem!!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...