sábado, 18 de dezembro de 2010

Clipe de Sábado #01 - Gita - Raul Seixas

Olá!!!
Estou inaugurando aqui no blog mais uma atração para os visitantes: O Clipe de Sábado. Isso mesmo, vou tentar, todo os sábados postar um videoclipe para a galera, e sempre que possível tentar contar um pouco da história do artista, ou do clipe, ou da música, ou sei lá! Afinal, quem me conhece sabe que gosto de contar histórias. Mas vamos ao clipe de hoje.
O clipe de hoje vai ser de Luiz Gonzaga. Brincadeirinha!!!! ele até merece, afinal eu sou gonzaguiano. Mas nesse caso terei de pedir licença a Gonzaga, para falar de outro nordestino, que também teve uma contribuição muito significativa para a música brasileira, o baiano, Raul Santos Seixas, o nosso querido e estimado Raulzito.

Sobre videoclipe: 
Por definição, videoclipe é um filme curto com suporte eletrônico, seja analógico ou digital. O filme considerado o primeiro videoclipe é "A Hard Day's Night" dos Beatles, de 1964, mas só um detalhe: ele tem 88 minutos de duração. No Brasil o filme considerado o primeiro videoclipe é "A Velha A Fiar" do Trio Irakitan, dirigido por Humberto Mauro em 1964.

Mas, e Raul? 
Pois bem, até a década de 70 o que se tinha no Brasil eram filmes musicais em que os artistas como Roberto Carlos, por exemplo, divulgavam suas músicas. Mas em 1974 o cenógrafo Cyro Del Nero convidou Raul para participar de um quadro de números musicais do programa jornalístico Fantástico, da Rede Globo. Só que essa apresentação, devido aos recursos e inovações utilizados, foi transformada no primeiro videoclipe brasileiro e serviu de modelo para todos os outros musicais apresentados por aquele programa, e também como a nova forma de se divulgar os trabalhos musicais.
O clipe é permeado por diversas obras de arte. Raul e Del Nero fizeram uma brincadeira, chegando a interagir com algumas obras. Os trabalhos de Nyro se destacaram justamente por explorar em suas criações obras de arte de artistas como Miró, Dali, Matisse e outros, inclusive, uma das primeiras imagens mostradas no clipe é a capa do livro Estranha Realidade, de Carlos Castaneda.
É claro que existe controvérsia, em 1975, Nilton Travesso, dirigiu o clipe América do Sul, de Ney Matogrosso, também para o fantástico, porém sem dublagem e sem ser gravado em estúdio, por isso ele reclama o título de primeiro viceoclipe do Brasil.

Agora deixemos de "pra quê isso?" e vamos ao clipe:

Gita. Raul Seixas e Paulo Coelho, 1974, albúm Gita.

Fontes Pesquisadas:
O Grito Notícias, acesso em 18/12/2010;
Globo.com,  acesso em 18/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...