quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

Aqui no Blog já falamos sobre segurança no trabalho e sobre a importância do cumprimento das normas de segurança, então, seguindo essa sequência vamos falar um pouco sobre uma coisa importantíssima no nosso trabalho: a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
No Brasil, em 2009, segundo o Ministério da Previdência Social foram cerca de 723.000 acidentes relacionados com o trabalho, seja ele no percurso, no desenvolver da tarefa ou doença ocupacional. No campo, por exemplo, estima-se que morrem  aproximadamente 5.000 trabalhadores/ano, vítimas de agrotóxicos, sendo que grande parte dessas mortes poderiam ser evitadas se houvesse o uso efetivo de equipamentos de proteção individual - E.P.I. (luvas, máscara, óculos de proteção, avental, outras vestimentas de proteção, botas e chapéu) por parte dos agricultores que manuseiam o produto.
Muitos reclamam que incomoda, que machuca, que  atrapalha o serviço, que não precisava, que a vida inteira eu fiz isso sem precisar desse tal de EPI. Mas a verdade é que eles, dependendo da tarefa, são essenciais para a realização do serviço com segurança, imaginem, por exemplo, combater um vazamento de amônia sem estar utilizando uma máscara para proteger as vias respiratórias contra os males causados por esse gás? Ou trabalhar em uma câmara frigorífica sem roupas especiais para o frio?

Vejamos um pouco mais sobre esse assunto.


Fontes pesquisadas: 
Higiene Ocupacional, acesso em 21/12/2010.
Wikipedia, acesso em 21/12/2010.
Previdência Social, acesso em 22/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...