segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Direção + Celular: Uma Mistura Perigosa.

Muitos são os que acreditam que não há problemas em falar ao celular ou mandar mensagens de texto enquanto dirigem. Porém a Revista Quatro Rodas, de Dezembro de 2008 , mostra os resultados de um teste encomendado pela revista, a equipe do Laboratório de Usabilidade do Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), que convocou 15 voluntários, com idades entre 19 e 34 anos, para um exame diurno, reproduzindo uma situação de trânsito.
Cada motorista dirigiu o carro por um trajeto definido, com placas de sinalização de trânsito e obstáculos, durante o percurso, os voluntários recebiam uma ligação e atendiam encostando o aparelho no ouvido. Em seguida, faziam o mesmo percurso, mas com o recurso de viva-voz. O objetivo do teste era descobrir as falhas de quem utiliza celular ao volante e as possíveis distrações. O trecho percorrido foi preparado pela equipe da FEI, que também acompanhou o trajeto a bordo, filmou todos os detalhes e anotou observações sobre cada um dos participantes.
As irregularidades encontradas durante o teste foram: dificilmente os condutores olharam para  o retrovisor, assumiram uma trajetória errática na via, reduziram ou ultrapassaram a velocidade compatível com o tráfego, avançaram o sinal de trânsito, dificuldade para trocar marchas, inobservância das placas de sinalização de trânsito e, em alguns casos, atropelaram os obstáculos que representavam pedestres na via .
Já o vídeo postado abaixo mostra outra situação: os riscos a que você está exposto ao digitar uma mensagem de texto no celular enquanto dirige, uma ação que parece simples, mas que aumenta em cerca de 23X o risco de acidentes ao volante. O vídeo foi produzido pela polícia do condado inglês de Gwent, um vídeo muito violento e chocante, mas infelizmente tão próximo da realidade que, acredito,que não será necessário alongar o discurso para que o leitor entenda os riscos a que essa ação lhe expõe.
Porém eu gostaria de citar uma frase do sociólogo e especialista em trânsito Eduardo Biavati, para que você possa refletir melhor: "A atitude pode mudar quando as pessoas reconhecerem que o que está em jogo é a vida delas e as de outras pessoas" 


<


Fontes:
Revista Quatro Rodas, acesso em 03/01/2011;
TSF Rádio Notícias, acesso em 03/01/2011;
Revolução Digital, acesso em 03/01/2011;
Youtube, acesso em 03/01/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...