segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Luiz Gonzaga 98 Anos.

Hoje é um dia de muito de baião e muito forró aqui em Pernambuco, é que foi num dia como esse que em 1912 nasceu o grande Luiz Gonzaga, que para mim foi o maior artista popular que já existiu. Gonzaga, o rei do baião, foi um artista simples, que soube levar ao mundo todos os sofrimentos e alegrias vividos pelo povo do sertão, de um jeito que podia ser entendido por qualquer pessoa, até quem nunca foi no sertão.
Voz forte, "palavriado" sertanejo e sotaque presente mesmo depois de tanto tempo fora do sertão , foi assim que ele conseguiu marcar o seu lugar no cenário musical do Brasil, e mesmo depois de 21 anos de sua morte Luiz Lua Gonzaga, continua vivo na lembrança de todos e serve de referência quando o assunto é cultura sertaneja e baião, aqui tem uma outra postagem para quem quiser saber um pouco mais sobre Luiz Gonzaga.
Para comemorar hoje vai ter festa no pátio Asa Branca em Exu, cidade onde ele nasceu. Infelizmente eu nunca tive condições de ir até lá pra conhecer a terra de Luiz, mas faço planos de um dia ir, quem sabe no ano que vem, ou até mesmo no centenário do Rei?
E para matar a saudade nada melhor que um bom vídeo do desenvolvimentista, pai, criador e Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento.
Hoje vou postar um vídeo de Luiz, mas vou substituí-lo em breve, por um vídeo que mostra uma apresentação de Luiz, em maio de 1984, num espetáculo realizado e gravado para uma emissora de televisão. A música mostrada é Asa Branca, de 1947, uma composição de Gonzaga e Humberto Teixeira, escolhi essa música porque para mim ela poderia ser a primeira parte do hino do sertão, a segunda parte do hino seria o "Retorno da Asa Branca".

Um comentário:

  1. Na casa do Gonzagão
    Em março de 2010 tive a oportunidade de conhecer um pouco da terra e da casa do "véio Lula". Saindo de Jaboatão para passar uns dias em Ouricuri (ambos em Pernambuco) uma viagem de apenas mais ou menos 623 Km, tive o prazer de ir também a Araripina, Bodocó, Exú e nada mais nada menos que subir a Serra do Araripe. Pra quem curte viajar realmente é uma boa opção, vai andar MUITO, mas também irá apreciar, com certeza, uma bela paisagem. Quanto a casa do Gonzagão, esta foi uma experiência sem igual, pois até então o único contato que eu tinha com o véio Lula era aquilo que eu via na televisão ou escutava no rádio, e sem muito esperar, está lá naquela casa, andar pelos seu cômodos, sentar a sua mesa, era como se estivesse visitando a casa de um parente que a muito não se via. A visita ao seu museu também foi muito interessante, pois conheci alguns detalhes de sua vida, e pude estar bem próximo dos fatos de sua história. Pra fechar aquela tarde como se diz em Ouricuri "BACANA" subimos a Serra do Araripe, onde em um determinado ponto fizemos a experiência de, em plena descida parar o carro, colocá-lo em ponto morto, soltar o freio, e... acredite, o carro voltou SUBINDO!!! foi muito legal e curioso!!! Ao chegar ao topo da Serra pudemos aos "goles" de bom "café pequeno" apreciar a bela vista e o limite do Estado, a divisa com o Ceará. Em breve vou dispor as fotos para este blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...