quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Acidente com Amônia Causa Morte na China

Fonte: Jornal do Commércio, visto em 05/09/2013

Ao menos 15 pessoas morreram no último sábado (30/08) na China, em razão do vazamento de amônia líquida em uma unidade de resfriamento de uma usina no centro financeiro de Xangai. Outras 25 pessoas ficaram feridas no acidente, sendo que cinco delas estão em estado grave.

O Gabinete de Informações de Xangai disse que as causas do vazamento não puderam ser imediatamente apuradas. A fábrica onde ocorreu o acidente está localizada no distrito de Baoshan, na costa leste da cidade. Segundo o governo municipal, uma estação de monitoramento ambiental local não detectou qualquer impacto do vazamento. 
A amônia é um produto químico utilizado em indústrias, cosméticos, alimentos, produtos agrícolas e etc. 
Em plantas de refrigeração, como foi o caso, a amônia é amplamente utilizada como gás refrigerante devido a seu baixo custo, alta eficiência como fluido refrigerante e por ser um produto ecologicamente correto que não agride a camada de ozônio. 


Apesar do risco de acidentes, as grandes instalações industriais são seguras e oferecem controles como treinamentos para a operação, sistemas duplos de segurança, dispositivos de segurança mecânicos e eletrônicos, válvulas de segurança que permitem a liberação do gás quando há uma sobre-pressão, afim de evitar rompimento de tubulações, equipamentos e vasos. Mas o elemento principal de todo esse sistema ainda é o homem, pois o seu comportamento como operador, manutentor ou gestor, é que vai permitir o bom uso e a perfeita conservação de todos esses controles. 
Não estou querendo dizer que o acidente acontecido na China tenha sido falha humana, mas a maioria dos acidentes tem sim a falha humana como causa, seja no descumprimento de procedimentos, falha nas inspeções, falhas ou inexistência de manutenção e até mesmo despreparo ou desconhecimento da operação. 
Pense bem!! O seu comportamento, a sua atitude, o seu empenho é que garante a sua integridade ao fim do expediente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...