sábado, 28 de julho de 2012

Clipe de Sábado #10 - Lampião Falou

O clipe de hoje nos traz um vídeo muito bonito,engraçado e que apesar da música ser de 1981 sua mensagem continua atual, além de fazer homenagem a duas grandes personalidades da história do nordeste: Virgulino Lampião e Luiz Gonzaga.
Hoje é aniversário da morte de lampião, que foi morto em combate no dia 28/07/1938 na Fazenda Angico, em Sergipe. Lampião foi figura muito importante na história, pois com muita valentia e rigor, enfrentou o poder dos coronéis, em sua época, chamando a atenção de todo imprensa e política nacionais e sendo perseguido até sua morte, fazendo a história do cangaço se confundir com sua própria história. Não entrarei no mérito de Lampião ser bandido ou herói, deixarei apenas um link para quem desejar saber um pouco mais da história desse homem valente, que virou mito no meu nordeste.

O outro homenageado é também um grande personagem da história do Nordeste: Luiz Gozaga (lógico!) que no dia 02/08 também faz aniversário de morte e eu não poderia passar batido. Luiz Gonzaga foi um grande cantor e compositor, que com sua obra levou os sofrimentos, alegrias, dores, amores e cores do sertão do Nordeste do Brasil a todo mundo, com uma linguagem simples e bela sem perder suas características. Quer saber mais sobre Luiz Gonzaga? Veja aqui .
No vídeo que veremos o Velho Lua interpreta "Lampião Falou", com letra de Aparício Nascimento e Venâncio, a canção mostra uma crítica sobre a morte de lampião, e um pensamento que me chamou a atenção, por er sido escrito a tanto tempo e ainda se manter tão atual:   
"O criminoso era eu
E os santinhos me mataram
Um lampião se apagou
Outros lampiões ficaram
O cangaço continua
De gravata e jaquetão
Sem usar chapéu de couro
Sem bacamarte na mão
E matando muito mais
Tá cheio de lampião"
Vamos Ao Clipe: Luiz Gonzaga, Lampião Falou. A Festa, 1981.

Fontes Pesquisadas:
Lampião, acesso em 27 e 28/07/2012. 
Luiz Lua Gonzaga, acesso em 28/07/2012. 
Vagalume, acesso em 28/07/2012
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...